sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Casas e Residências nas Fazendas e Sítios

Uma propriedade rural, como uma fazenda ou sítio, além de ser um local de produção agropecuária, costuma ser o local de moradia de muitos funcionários e do proprietário rural. Quando o produtor não reside na sua propriedade, no mínimo, possui uma casa dentro de suas terras para poder passar algum tempo por lá, quando necessário. Além disso, existe o fator lazer, ou seja: seu sítio ou fazenda também é um local de lazer para o proprietário rural e sua família.

As casas em fazendas e sítios são, de um modo geral, construídas de maneira a atender as necessidades específicas de seus proprietários, levando-se em conta alguns importantes fatores como:

- a casa é uma residência fixa (se o proprietário realmente mora no imóvel);
- a casa é utilizada regularmente, pois o produtor dela necessita por alguns dias, todas as semanas;
- a casa é apenas utilizada esporadicamente, como "casa de campo";
- a região onde se encontra a propriedade (estilo arquitetônico predominante na região);
- clima (se é muito chuvoso, frio, quente, com grandes variações de temperatura, etc.);
- construção de áreas de lazer (piscinas, quadras de esportes, etc.).

Aspectos da construção

Dependendo da região ou do gosto do proprietário, a casa rural pode ser construída de acordo com os padrões arquitetônicos predominantes na região como, por exemplo, casas em estilo colonial brasileiro (comum nos estados de MG e SP), estilo imperial brasileiro (encontrado principalmente no estado do Rio de Janeiro), "country" (estilo rural dos Estados Unidos, utilizado no interior do estado de São Paulo e região Centro-Oeste), construções normandas (muito utilizadas nos estados do Sul do Brasil e em regiões serranas),etc.

Além do estilo de construção, as características climáticas devem ser fator de grande influência na construção. Isto afeta as construções na medida em que são instaladas lareiras nas casas que ficam em regiões mais frias ou com inverno mais rigoroso, forros isolantes, para conter o excesso de calor em regiões com grande incidência de sol e calor, além de aproveitamentos mais práticos, como a instalação de painéis solares, para o aquecimento de água, etc. Além disso, a construção do telhado deverá ser feito de acordo com a incidência de chuvas, neve (no Sul do Brasil), e ventos fortes.

Um fator muito importante nas construções é a sua interação com o ambiente, no aspecto paisagístico e funcional. No aspecto funcional podemos citar a utilização de poços artesianos para o suprimento de água da casa ou a construção de sistemas de bombeamento da água de minas próximas, se for o caso.

Casas de funcionários

Este é um tópico muito importante pois, na maioria dos casos, existem funcionários que moram na fazenda ou sítio. As construções devem ser feitas utilizando-se os mesmos critérios de funcionalidade (aproveitamento dos recursos naturais) e levando-se em conta o clima da região. De uma forma geral, a construção deverá visar o conforto dos funcionários e suas famílias.

O conforto nas casas dos funcionários não deve ser confundido com luxo, porém devemos dar as melhores condições de habitação, para que estes estejam sempre motivados e gostem da vida no local.

autor: redação RuralNews - www.ruralnews.com.br

Um comentário:

Eduardo Miguel disse...

É muito interessante como "O VIVER NO CAMPO" ou em meio à natureza pode não ser tão fácil asim quando se tem uma vivência urbana anterior, é preciso saber comtemplar o todo de um mundo já naturalmente equlibrado e do qual não podemos nos aproveitar indiscrimimadamente, seja só para morar, lazer, subsistir ou para manter uma atividade profissional, seja agricultura, criação de animais, manejo florestal, extrativismo ou arte, toda e qualquer atividade deve preconizar suas idéias, projetos e ações em um bem viver focado em um processo à favorecer o princípio da sustentabilidade sem exageros mas de olho nas exeções.
Difícil??? sim eu sei que o é mas veja toda e qualquer atividade seja até a de projetos imobiliários, venda ou compra de terras e propriedades rurais enfim toda e qualquer atividade ligada ao campo e a natureza deverá comtemplar este todo natural e suas implicações legais, morais ou até estratégicas para sobrevivência no futuro, o fato é que o mundo e a vida mudaram muito com a união de pessoas com idéias de implementar um mundo de desenvolvimento mas como um todo, sem desastres ou unicamente no foco financeiro e sua visão torpe e miope, afinal sem mundo não há vida e sem vida não haveria sentido algum no dinheiro, é assim que vejo tudo como as enormes possibilidades de cada qual de nós tornar tudo em uma arma ou em ferramentas por nos permitir mais e cada vez melhores como seres e como parte de um todo que respeitado se fará respeitador.
Agradeço muito pel aoportunidade de discutirmos e de um poder também aprender com nossas vivências e em um aprendizado multuo com crecimento sim mas com sepre mais qualidade de vida para tudo e todos...
Obrigado e fiquem com meu desejo que alcansem seus ideais.