terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira tem seu nome originado do 'Amantikir' e significa "montanha que chora".
Trata-se de uma formação geológica datada da era Arqueozóica que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro sendo o Rio de Janeiro o único estado a abrigar uma reserva florestal federal, como o Parque Nacional do Itatiaia.
Apenas 10% da serra é circunscrita nas terras fluminenses, onde exatamente se localiza o parque. 30% da serra está localizada no estado de São Paulo e 60% está localizada no estado de Minas Gerais, onde possui a sua maior porção (provém da região onde está o município de Barbacena-MG e de lá inclina-se para o sudoeste até se encontrar com as fronteiras com o Rio de Janeiro e logo após, com São Paulo, onde torna-se uma fronteira natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais de Joanópolis-SP e Extrema-MG e, por fim, esta termina na cidade de Bragança Paulista-SP.
A capital mais próxima da Serra da Mantiqueira é São Paulo, justamente por estar a 90 quilômetros da primeira cidade situada na Serra da Mantiqueira, Bragança Paulista-SP, a segunda é Belo Horizonte que está situada a 170 quilômetros da primeira cidade onde a Serra da Mantiqueira está situada: Barbacena-MG e a terceira é o Rio de Janeiro que se localiza a 198 quilômetros do mais próximo povoado na Serra da Mantiqueira Visconde de Mauá, Distrito do Município de Resende-RJ.

Localização e Extensão

O maciço da Serra da Mantiqueira possui aproximadamente 500 km de extensão e se inicia próximo à cidade paulista de Bragança Paulista e segue para o leste delineando as divisas dos três estados brasileiros até a região do Parque Nacional do Itatiaia onde adentra Minas Gerais até a cidade de Barbacena.
Seu ponto culminante é a Pedra da Mina com 2.798 m na divisa entre São Paulo e Minas Gerais e seu ponto de transposição mais baixa é a Garganta do Embaú por onde passaram os bandeirantes durantes suas incursões ao interior do Brasil.

Nome

O nome Mantiqueira se origina de uma transcrição do tupi para “Montanha que Chora”, devido à grande quantidade de nascentes, cachoeiras e riachos vistos em suas encostas.
O nome dá uma idéia da grande importância da serra como fonte de água potável formação de rios que abastecem um grande número de cidades do Sudeste brasileiro.
Seus riachos formam o Rio Jaguary, responsável pelo abastecimento da região norte da Grande Rio de Janeiro, o Rio Paraíba do Sul que corta uma região densamente habitada e altamente industrializada no eixo Rio-SP, o Rio Grande que é parte integrante do maior complexo hidroelétrico do país.
Nos planaltos ao norte da Serra que adentram ao terrritório de Minas Gerais estão localizadas as fontes de águas minerais em Caxambu, São Lourenço, Passa-Quatro, Pouso Alto e Poços de Caldas.
Em sua face sul temos as fontes de Águas da Prata, localizadas na Serra do Cervo, em sua grande parte Resende e Itatiaia.

Altitudes

A região da Serra da Mantiqueira tem altitudes média de 1.200 a 2.800 metros. A serra é popular por prática de alpinismo por ter picos elevados, e o rally, e durante o inverno por ser a estacão seca aumente a procura desse esporte na serra.

Picos mais altos da Serra da Mantiqueira


* Pedra da Mina : 2.798,39 metros
* Pico das Agulhas Negras : 2.792,66 metros
* Pico dos Três Estados : 2.665 metros
* Pico dos Marins : 2.422 metros

Localidades mais elevadas da Serra da Mantiqueira


* Campos do Jordão-SP : 1.650 metros
* Monte Verde-MG : 1.555,50 metros
* Senador Amaral-MG : 1.500 metros

Clima

Devido à altitude, o inverno na Serra da Mantiqueira tem temperaturas baixas, com a ocorrência da névoa no começo da manhã e geada frequentes, dando à paisagem a aparência das regiões de clima frio. É comum os termômetro registrarem temperaturas chegando perto de 0ºC ou menos, com ocasionais nevascas.

Nos picos mais elevados da serra o frio pode ser mais intenso e as temperaturas podem cair para -10ºC, sendo que a menor temperatura já registrada da Serra da Mantiqueira foi de -11,2ºC no Pico das Agulhas Negras. Há registros de raras precipitacões de neve em picos.

Ecossistema

A Serra da Mantiqueira integra o ecossistema da mata Atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanecentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados. Aliado a isso, uma vasta fauna nativa ainda pode ser encontrada nela, da qual podemos citar: veado campeiro, lobo-guará, onça parda, cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, bugio, macaco sauá, mono, tucano, esquilo e ouriço-caixeiro.

Um comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

Vim retribuir a visita após encontrar esta página entre meus seguidores(?) e gostei bastante, adoro informações, adoro ver lugares ao vivo quando possível, se não, em fotos ou palavras.